Participe do grupo de Discussão sobre Informática para Concursos do Professor Thiago Waltz
E-mail:
Visitar este grupo

Pesquisar em Informática para Concursos

Cesgranrio – Banco do Brasil 2012

Prova Comentada / Gabarito Comentado de Informática do Concurso
Cesgranrio - Banco do Brasil 2012 (BB 2012)

1.   Na Internet, para evitar que o tráfego de dados entre os usuários e seus servidores seja visualizado por terceiros, alguns sites, como os de bancos e de comércio eletrônico, utilizam em suas conexões o protocolo
a)FTP
b) X25
c) BSC
d) SMTP
e) HTTPS
Resposta: Letra “e”. O protocolo padrão para acesso a páginas com criptpografia é o protocolo HTTPS, que é a junção do protocolo HTTP com o protocolo SSL.

2.   Muito utilizados para interagir com a Internet, os softwares navegadores Internet Explorer da Microsoft e Firefox da Mozilla Foundation, entre outras características, diferem porque apenas um deles faz uso de
a) complementos
b) filtragem ActiveX
c) protocolos TCP/IP
d) navegação in private
e) bloqueador de pop-up
Resposta: Letra “b”. Os controles AcitiveX são componentes criados pela Microsoft para permitir a intergração de aplicações para Web. É recurso exclusivo do Internet Explorer.

3.   Nos sistemas operacionais Microsoft Windows, como o Windows XP, a interação direta (não gráfica) entre o usuário e o sistema operacional na qual ele pode criar e editar arquivos de lotes é proporcionada pelo uso do
a) teclado virtual
b) windows update
c) microsoft access
d) prompt de comando
e) windows movie maker
Resposta: Letra “d”. O prompt de comando, também conhecido como terminal ou impretador de comandos é um utilitário que consiste em uma interface não-grafica para utilização do sistema operacional Windows. É muito utilizado por administradores de rede e de sistemas.

4.   Os sistemas operacionais Linux, com suas interfaces gráficas cada vez mais estáveis e amigáveis para os usuários, utilizam, entre outros, a suíte de aplicativos para escritório
a) Borland Office
b) SecurityOffice
c) LibreOffice
d) Avira Premium for Office
e) Labo Solutions for Office
Resposta: Letra “c”. o LibreOffice é a versão mais recente do famoso pacote de automação de escritórios BrOffice (versão 3.4) e é distribuído gratuitamente nas versões mais recentes de distribuições do sistema operacional Linux, como Ubuntu por exemplo.

5.   No Microsoft Word versão 2007, para alinhar um texto selecionado tanto à margem direita quanto à margem esquerda, acrescentando espaço extra entre as palavras, conforme seja necessário, pode-se utilizar o atalho de teclado
a) Ctrl + e
b) Ctrl + j
c) Ctrl + d
d) Alt + a
e) Alt + b
Resposta: Letra “b”. O alinhamento de texto que consiste no alinhamento à esquerda e à direita simultaneamente chama-se “Justificar” e o atalho de teclado para esse comando é :”Ctrl + J”

6.   O aplicativo Excel da Microsoft, em suas diversas versões, inclui quatro diferentes tipos de operadores de cálculo, que são aritmético, de comparação, de concatenação de texto e de
a) classe
b) gráfico
c) lista
d) referência
e) soma
Resposta: Letra “d”. Os operadoes “:” (intervalo de células) e “;” (células específicas), fazem parte do tipo de operador de cálculo conhecido como “Referência”.

7.   A figura a seguir apresenta um slide criado no aplicativo PowerPoint versão 2007, com um texto selecionado.

Após aplicar o comando Converter em SmartArt ao texto selecionado e, logo em seguida, um estilo de efeito moderado ao elemento gráfico gerado, o resultado apresentado foi o seguinte:

Analisando-se esse resultado, conclui-se que o Elemento Gráfico SmartArt utilizado foi
a) Ciclo Básico
b) Radial Básico
c) Radial Divergente
d) Setas Divergentes
e) Venn Básico
Resposta: Letra “a”. Na imagem abaixo podemos ver exatamente a opção exemplificada pela segunda imagem.


8.   O uso de correio eletrônico é normalmente efetuado por meio de clientes de e-mail, como o Outlook Express da Microsoft, ou por meio de webmails, ferramentas disponibilizadas pelos provedores de internet em seus sites. Considerando como exemplo o programa da Microsoft, verifica-se que uma diferença entre essas ferramentas disponibilizadas pelos provedores e o programa Outlook Express consiste no fato de que nele
a) as mensagens são gravadas em uma pasta específica na máquina do usuário para serem visualizadas, enquanto, no webmail, não é necessária essa operação.
b) as mensagens são salvas automaticamente, na pasta Rascunho, assim que são criadas, enquanto as mensagens são salvas, no webmail, apenas se o usuário comandar essa operação.
c) existe um limite de 20 destinatários para cada mensagem a ser enviada, enquanto, no webmail, esse limite é de apenas 5 destinatários.
d) existe uma pasta específica para catalogar as mensagens enviadas, enquanto, no webmail, essas mensagens são descartadas após o envio.
e) os arquivos anexados à mensagem podem ser de qualquer tipo, enquanto, no webmail, apenas arquivos de texto podem ser anexados à mensagem.
Resposta: Letra “a”. Nas ferramentas de webmail as caixas postais são acessadas via navegadores web e as mensagens nas caixas desse tipo de email, por padrão, ficam armazenadas na Internet. As mensagens nos clientes de email que são softwares locais como o Outlook Express (cliente de email padrão da Microsoft distribuído no sistema operacional Windows XP), por padrão, são baixadas para o computador local (via protocolo POP) e são alocadas em pastas criadas especificamente para essa finalidade.

9.   Nas empresas, o ataque às informações eletrônicas por vírus, malwares e hackers é muito comum pelo fato de as redes estarem, habitualmente, conectadas à internet. Para proteger suas informações, entre outras atitudes relacionadas à segurança, as empresas devem
a) criar dados virtuais para atrair esses ataques.
b) limitar a quantidade de mensagens que trafegam pela internet.
c) efetuar cópias periódicas de suas bases de dados.
d) proibir o uso da internet em todos os setores produtivos.
e) proceder à atualização da base de dados após o expediente normal.
Resposta: Letra “c”. A criação de cópias de segurança (backup) permite a recuperação de informações caso aja alguma perda de informação em razão de ameaças ou ataques eletrônicos.

10.     No Microsoft Word versão 2007, a guia Referências oferece, por padrão, o comando
a) Visualizar Resultados, cuja finalidade é substituir os campos de mesclagem do documento pelos dados reais da lista de destinatários.
b) Definir Idioma, cuja finalidade é definir o idioma usado para verificar a ortografia e a gramática do texto selecionado.
c) Linhas de Grade, cuja finalidade é ativar linhas de grade para servir como referência no alinhamento dos objetos do documento.
d) Controlar Alterações, cuja finalidade é controlar as alterações feitas no documento, incluindo inserções, exclusões e alterações de formatação.
e) Marcar Citação, cuja finalidade é adicionar o texto selecionado como uma entrada no índice de autoridades.
Resposta: Letra “e”. Na guia “Referências”, ficam localizados os grupos que permitem ações para criação de Sumários, Notas de Rodapé, Citações e Bibliografia, Legendas e Índices.

3 comentários:

  1. Marcar citação é diferente de criar citação. A questão na minha opinião deverá ser anulada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que "marcar citação" é diferente de "criar citação". Entretanto, em nenhum momento a questão falou em "Criar marcação". O "criar" que você está se referindo veio do comentário da questão que eu coloquei. Essa questão não tem chance de ser anulada.

      Excluir